Sustentabilidade

O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade é uma palavra que escutamos, vemos e lemos em diversos lugares hoje em dia, mas se pararmos para pensar, é difícil defini-la. Muitos ainda têm a ideia de que sustentabilidade é coleta seletiva, reciclagem, horta e consumo de água. Outros, já conhecem uma de suas definições mais clássicas: “o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras”.
Para nós, “sustentabilidade” é algo ainda mais complexo, amplo e sistêmico do que isso e não está restrito apenas à dimensão ambiental. Ela é o equilíbrio entre os seres, suas relações e o meio em que estão inseridos. Nós como escola queremos ser um espaço educador sustentável, ou seja, que nossa comunidade escolar seja feliz, saudável e com qualidade de vida; promovemos relações significativas e sustentáveis; e um ambiente harmonioso e equilibrado.
As últimas décadas têm sido marcadas por uma mudança de paradigma e a pauta socioambiental tem ganhado cada vez mais relevância e espaço na agenda de grandes líderes, instituições e da sociedade de forma geral. Sabemos do imenso potencial e importância da educação e das escolas nesse contexto e, por isso, desde o início, a Garatuja tem a sustentabilidade como um de seus principais valores.

 

Garatuja Sustentável

O programa Garatuja Sustentável engaja toda a comunidade escolar, todos os professores, alunos, demais colaboradores e famílias em questões relativas ao bem-estar e à responsabilidade socioambiental. Isso envolve estar em paz e equilíbrio consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente.
Enquanto escola, visa a produção de conhecimento, suprindo as necessidades para o desenvolvimento integral das crianças e a formação da cidadania. O projeto educacional está em transformação permanente, há reflexão constante sobre o trabalho junto à assessores e sintonia com o que há de mais avançado em educação para sustentabilidade.
Enquanto empresa, busca ser “para o mundo” e não “do mundo”, por isso proporciona aos funcionários boas condições de trabalho e oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Investe periodicamente na aquisição de novos equipamentos e na melhoria das instalações, além da formação dos profissionais, pois a qualidade da prática pedagógica depende da competência e engajamento da equipe. Estimula o comprometimento com o trabalho, a colaboração ativa na busca de soluções através de comissões, oferece remuneração justa e reconhece o conflito como promotor de crescimento pessoal. Além disso, busca analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Segue padrões éticos de relacionamento com seus funcionários, clientes, fornecedores e acionistas, com a comunidade em que atua, com o poder público e com o meio ambiente.

 

Política Ambiental

A Garatuja é uma escola de educação infantil que tem como missão a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo.
Reconhece seu papel fundamental na sociedade e na educação do país, e também entende os impactos que causa no meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao consumo de recursos naturais.
Para nós uma organização sustentável é aquela que busca o equilíbrio e a harmonia das pessoas, das relações entre elas, e do meio ambiente. Assim sendo, declara sua Política de Sustentabilidade, com o comprometimento de sua liderança. A mesma está alinhada com seu programa político pedagógico e de acordo com a legislação vigente.
Os princípios que norteiam e orientam nossas atividades e que fazem parte da conduta e práticas diárias são:
Formar pessoas que sejam agentes de transformação socioambiental e propagadoras tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, por meio de conhecimento, conscientização e ação.
Minimizar e prevenir os impactos no meio ambiente em que estamos inseridos, reduzindo o consumo de recursos naturais.
Manter um ambiente saudável em contato com a natureza, promovendo o bem estar de todos.
Proporcionar e promover a diversidade, a discussão, a criação coletiva e participativa, bem como incentivar as inovações e protagonismo de toda a comunidade escolar.
Garantir a continuidade, permanência e constante atualização e evolução do nosso programa de sustentabilidade e seus planos, ações e projetos.